Reurbanização da Praia Central em Balneário Camboriú começará em março de 2023

Reurbanização da Praia Central em Balneário Camboriú começará em março de 2023

O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana da região, proporcionando aos moradores e turistas uma cidade mais sustentável e com mais qualidade de vida.

Divulgação PMBC

A tão esperada obra de reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú está prevista para começar em março deste ano. O projeto tem como objetivo melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana da região, proporcionando aos moradores e turistas uma cidade mais sustentável e com mais qualidade de vida.

Inicialmente, a reurbanização começaria em janeiro pela Barra Sul, mas os planos foram reajustados devido a uma exigência da prefeitura que ainda não foi finalizada, que prevê a quitação de dívidas tributárias das construtoras já a partir da execução das primeiras etapas.

Além disso, a obra está programada para começar após a alta temporada de verão, para não prejudicar os turistas e moradores da região. O primeiro trecho a ser revitalizado será de aproximadamente 300 metros.

Divulgação PMBC

O projeto de reurbanização da Praia Central foi assinado pelo escritório de arquitetura Índio da Costa, do Rio de Janeiro, e tem como objetivo criar um parque linear à beira-mar, integrando pontos de Norte a Sul e instalações de lazer como dog parks, playgrounds infantis, academias de ginástica, quiosques, pistas de corrida e caminhada, postes de iluminação e lixeiras, além de um novo sistema de drenagem pluvial para dispersar a água da chuva e integrar a vegetação da restinga.

A recuperação do plantio é uma condicionante imposta pelo IMA para que o alargamento da faixa de areia da Praia Central recebesse o licenciamento ambiental e pudesse ser realizado. A implantação da vegetação está prevista para iniciar após a obra de urbanização.

Divulgação PMBC

O custo total do projeto é estimado em R$ 330 milhões, sendo que o primeiro trecho avaliado em cerca de R$ 14,1 milhões. Parte dos custos será financiada por meio da Cofiex (Comissão de Financiamento Exterior) do Ministério da Economia.

O projeto de criação do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes sob o rio Itajaí-Açu também está incluso neste montante.

Com o andamento da reurbanização, o mercado imobiliário de Balneário Camboriú poderá se valorizar ainda mais. No último ano, imóveis da região apresentaram uma média de 23,77% de valorização, enquanto alguns apartamentos beira-mar e na quadra mar registraram um acréscimo de cerca de 30%.

O projeto Masterplan, criado pelo arquiteto Jaimer Lerner, também contribuirá para a valorização imobiliária, com a criação dos sete novos “Caminhos do Mar”, revitalizando e integrando diversas ruas de bairros de Balneário Camboriú com a praia.

A expectativa é que os imóveis residenciais dessas regiões alcancem uma valorização de até 20%. A reurbanização da Praia Central de Balneário Camboriú promete trazer muitos benefícios para a região e seus moradores.

Fonte: Redação Linha Popular 14/03/2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *